domingo, 24 de agosto de 2014

Vila Real Reserva Branco 2012

Gosto bastante de compras cegas, ou seja, antes de ler reviews ou pontuações, aprecio ir à sorte e aventurar-me a experimentar um vinho qualquer, só porque sim.
Há aproximadamente um ano atrás comprei uma garrafa de Vila Real Tinto. O preço foi qualquer coisa com 2,5€ (aprox) e não achei graça nenhuma. Era um tinto com demasiada acidez que em que a qualidade me pareceu condizente com o preço.
Dois ou três meses mais tarde, num almoço, um dos convivas pediu um Vila Real Tinto sem que eu me apercebesse. Confesso que nem olhei bem para o rótulo, mas ao provar o vinho algo se tinha passado. O vinho estava espectacularmente agradável!! Olho atentamnte para o rótulo e vejo tudo igual excepto a pequena palavra no final: "Reserva"... Estava explicado. Não sabia a diferença de preço e tão pouco olhei para a conta do restaurante. Fui investigar:
Entro na garrafeira do Continente e fico pasmado!!! A diferença do de entrada para o reserva era 10 cêntimos. Toca a levar garrafas para casa. Bom Vinho. Fantástico Preço.
Posto isto, e porque não deveria ser do tinto que rezava esta história, apeteceu-me apenas explicar o grande apreço que tenho por esta casa - A "Adega Cooperativa de Vila Real".
O branco não tinha provado, e pelo que já perceberam fui logo para o reserva, sem passar pela casa de partida!
E o que dizer deste vinho?
Não é fácil explicar, mas vou tentar.
Assim que abri o Vila Real Reserva Branco 2012 e o provei, soube-me no imediato a BANANA. Sim, banana. Logo a seguir sou inundado por tangerina. Este vinho é completamente diferente do que já provei até aqui. No cheiro não consegui identificar concretamente, mas havia um aroma mais "maduro" que me desconcertou.
No final vem a acidez, muito interessante, mesmo para mim que sou esquisito com acidez, balanceava na perfeição com o maduro do início.
Termino o almoço e coloco-lhe a rolha de vacuo. Intrigado, ao jantar dou-o a provar á minha esposa e pergunto-lhe ao que lhe sabe. Resposta: "Tangerina". Fiquei incrédulo, como lhe escapou a banana? Provo eu e para meu espanto, não havia banana, só tangerina.
Bom, ainda bem que não comprei só uma garrafa. Vou tirar teimas a isto!!!
Em resumo eu gostei (com ou sem banana). A minha esposa ficou indiferente. Ainda assim eu acho que é algo díficil para quem prova muitos vinhos ficar indiferente a esta (soberba) diferença apenas por 3,5€.

- Ficha Técnica -

Preço em garrafeira (Aprox.): 3,5 € 
Região: Douro DOC
Álcool: 13%
Enólogo: -
Castas: Viosinho, Malvasia Fina e Fernão Pires.
Modo de Servir: 11 Graus

Sem comentários:

Enviar um comentário